Como reconhecer seu tom de pele


A globalização tem levado ao aparecimento de inúmeros tons de colorações de pele,  e quase tantas cores e texturas de maquiagem quanto os tons de pele.

A cor da pele, cabelo e olhos é determinada geneticamente e regida em grande parte pela quantidade de melanina e caroteno, pigmentos que adicionam marrom e amarelo, respectivamente. Melanina é formada pelas células conhecidas como melanócitos. As formas mais comum de melanina são a eumelanina, um polímeto de cor acastanhada ou preta, e a feomelanina, um polímero cor avermelhada ou amarelada, principal responsável pelos cabelos ruivos e sardas.

O outro fator que influencia a cor da pele é a visibilidade dos vasos sanguíneos, que adicionam um tom azul ou rosa. Sangue oxigenado é vermelho vivo e brilhante, enquanto o sangue desoxigenado é vermelho escuro, o que é a causa das nossas bochechas ficarem coradas depois de realizarmos exercícios físicos, quando o sangue oxigenado é bombeado mais rápido pelo corpo, os vasos sanguíneos sobem á superfície da pele para esfriar o sangue. Quanto menor a pigmentação da pele (isso é, menos melanina), mais visível os vasos serão.

Identifique seu sub-tom de pele dominante, que será ou rosa ou amarelo, e então decida o quão claro ou escuro ele é:

Porcelana (porcelain) tem aproximadamente 95% de rosa e 5% de amarelo
Clara (fair) tem aproximadamente 65% de rosa e 35% de amarelo
Oliva (olive) tem aproximadamente 5% de rosa e 95% de amarelo
Escura (deep) pode ser tanto avermelhada quanto oliva


FRIA (Cool) São consideradas frias as peles com fundo rosado ou levemente avermelhado. A cor do cabelo pode variar de preto a vermelho escuro até a loiro bem claro. A cor dos olhos normalmente é clara, como azul ou verde. Para as de pele negra, os olhos podem ser castanhos-escuros, quase pretos. Peles frias normalmente queimam logo e podem levar bastante tempo até bronzear. Algumas simplesmente não se bronzeiam. Se vc olhar as veias na parte de baixo do seu braço, elas são azuladas. Peles frias combinam melhor com adereços prateados, branco em vez de marfim, e cores fortes próximas ao rosto.

NEUTRA (Neutral) Se vc tem pele neutra, ela tem fundo bege com leves toques de rosa e/ou amarelo. Os cabelos e os olhos podem ser de qualquer cor. Vc fica bem com adereços dourados ou prateados, e tanto com branco quanto com marfim. Se vc puxa pro amarelo, cores quentes tendem a ficar melhores em vc. Se puxa para o rosa, tons frios combinam mais com sua pele.

QUENTE (Warm) As peles de tom amarelado, avermelhado ou puxadas para o pêssego, são consideradas quentes. A cor do cabelo pode variar de castanho escuro a loiro escuro, até o castanho avermelhado. Os olhos normalmente são castanhos, cor de mel ou azul escuro. A pele bronzeia bem e geralmente não queima. Se vc checar a parte de baixo do seu braço, vai notar que suas veias são meio esverdeadas (isso se vc conseguir vê-las). Vc fica melhor com roupas em tons quentes, adereços dourados, e marfim em vez de branco.
Várias cores têm “warm” ou “natural” no nome. Exemplo: “warm beige”. Essas são as 3 cores básicas de fundo. Mas existem algumas dicas mais específicas, que ajudam a identificar certas tonalidades com mais precisão ainda:

DOURADA (Golden) É a pele de fundo amarelo. O cabelo pode variar do castanho médio/escuro até o loiro claro. Os fios mais claros do seu cabelo puxam para o dourado. Os olhos podem ser azuis, cor de mel, verdes ou castanhos claros. Esse tom de pele se bronzeia facilmente, sem se queimar. Se vc pegar um pedaço de papel e colocá-lo próximo à parte de baixo do seu braço, ele deve refletir um tom amarelado. Vc com certeza fica melhor com adereços dourados do que com prateados. E talvez note que usar preto junto ao seu rosto tira um pouco da sua cor e faz vc parecer apagada. Geralmente as cores têm “golden” no nome. Exemplo: “golden tan”.

"OLIVA" (Olive) Pele com fundo amarelado e sub-tons esverdeados. Característica dos biotipos latino e asiático. Tanto o cabelo quanto os olhos de quem tem pele oliva costumam ser escuros. Olhe a parte de baixo do seu braço e o seu pulso, e vc vai notar que as veias provavelmente são esverdeadas. Vc se bronzeia facilmente, mas não se queima. Vc fica muito melhor com cores fortes do que em tons pastéis. E já deve ter reparado que muitas cores de base deixam sua pele cinza ou rosada. Uma olhadinha na tabela da Graftobian mostra que se vc não souber qual o tom de fundo da sua pele, escolher a base certa é tarefa complicada.

Pele de Porcelana 

A pele mais pálida é incrivelmente sensível ao sol, então usar um protetor com alto fator de proteção (FPS) é crucial. Uma pele de porcelana perfeita é verdadeiramente linda, mas por ser quase transparente, ela também pode ser a pele mais complicada pois os vasos sanguíneos e capilares aparecem através da pele, tornando as olheiras e imperfeições aparentes. A não ser que você tenha sardas, sua pele terá um sub-tom rosado que será difícil de “esquentar” , então opte por bases que tem fundo rosado e cores frias. Use blush bem claro e evite bronzers e bronzeamentos artificiais. Celebridades com pele de porcelana incluem Nicole Kidman, Kate Blanchett and Sophie Dahl.

Olhos
Com pele de porcelana, os olhos geralmente são azuis, verdes ou castanho claros e mais sucetíveis a ficarem vermelhor. Evite um delineador muito pesado e sombras rosadas, o que dará ênfase a esse problema, e opte por cores neutras e frias ou tons pasteis claros.Tons de cinza (ideais para delineador), azul e bege claro funcionam bem – escolha cores mais escuras entre essas fámilias para uma maquiagem noturna.
Bochechas
Pêssego claro, laranja ou cores claras e naturais funcionam bem para peles de porcelana, mas não escolha nada muito rosa, ou isso enfatizará o rosa natural de sua pele. Opte por iluminadores prateados nas maças do rosto.
Lábios
Vermelho vivo fica lindo em peles de porcelana perfeitas, mas pode ser um visual difícil para o dia-a-dia. Rosas com fundo marrom e laranjas claros são mais indicados para você do que rosa chiclete.
Face
1. Se sua pele está bem cuidada, use um hidratante colorido como base, mas se você precisa de mais cobertura tente uma base líquida e fluida, pois as mais pesadas pareceram uma máscara. Escolha uma cor pálida com 95% de tons rosa. Tenha certeza que sua base tenha fator de proteção solar de pelo menos 15 FPS (de preferência superior)
2. Um corretivo hidratante e cremoso é fundamental para a área embaixo dos olhos. Escolha um com sub tons rosados para neutralizar as olheiras azuladas.
3. Opte por pó translúcido e somente o use onde realmente precisar.

Pele Clara 

Este é um tom de pele muito comum às mulheres brancas (caucasianas). Ao contrário da Pele de Porcelana, que tende a ser mais uniforme, a pele clara (fair) frequentemente sofre mudanças naturais de tom pela face, com áreas mais claras e mais escuras, maças do rosto rosadas e às vezes, sardas. A pele clara queima bem facilmente e é frequentemente propensa à sensibilidade, então um fator de proteção solar (SPF) é um componente importante do cuidado com a pele diário e maquiagem. Apesar do sub tom da pele ser predominantemente rosa, tem um pouco de amarelo então você não precisa evitar cores rosas completamente. celebridade com pele clara incluem: Cameron Dias, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow.

Olhos
Com a proporção de amarelo no seu tom de pele, assim como o rosa dominante, você é compatível com cores tanto quentes quando frias. Os olhos são mais escuros então você pode usar cores mais profundas e delineador mais forte do que aqueles com olhos e peles pálidas. Se você manter as sombras neutras é difícil errar. Entretanto amarelos e laranjas não vão combinar com você.
Bochechas
Tons de rosa geralmente ficam adoráveis em peles claras – qualquer tom de rosa puxado para o marrom, de fúcsia à rosa claro. Cuidado com o bronzer e evite qualquer cor muito escura ou com muito laranja ou brilho. Fique nos tons prateados para o iluminador.
Lábios
Cores quentes neutras como Nudes e Pinks são as mais apropriadas. Encontrar o tom certo de vermelho pode ser difícil – você precisa de um que não seja nem muito azulado, nem alaranjado.
Face
1. Combine a cor da sua base cuidadosamente e assegura-se que ela seja a mesma cor que seu pescoço. O tom certo para você será baseado em rosa, mas com um pouco mais “quente”, especialmente no verão quando você pode estar bronzeada. Escolha uma base com pelo menos FPS 15.
2. Olheiras escuras são frequentemente evidentes em peles claras e podem também ser propensas à vermelhidão ao redor do nariz e boca. Escolha um corretivo cor da pele com fórmula cremosa para neutralizar as zonas problemáticas.
3. Se você precisar de pó, escolha um claro e de acabamento uniforme.

Pele Oliva Claro 

Contrapartida direta da pele de porcelana, a pele Oliva Claro é predominantemente amarelada, mas ainda muito pálida. A diferença é que os sub-tons amarelos tornam as olheiras escuras e imperfeições menos aparentes – a pele parece de alguma forma mais “grossa” e não tão translúcida. Pigmentação vermelha é menos provável já que essa é normalmente caracterísca de pele rosadas, então você geralmente não precisa de uma cobertura tão pesada.Apesar da pele Oliva bronzear mais raidamente que a pele de porcelana, ela queima tão facilmente quanto e deve ser protegida com um alto FPS. Celebridades com pele Oliva Claro incluem Lucy Liu, Jennifer Aniston e Angelina Jolie.
Olhos

Com olhos e cabelos escuros, as sombras podem ser vivas e quentes. Neutros, marrom cor de terra e verde musgo com beges quentes como iluminadoras são cores muito bonitas, mas escolha os tons mais claros para o dia. Fique longe de tons pastéis, especialmente rosas, e acabamentos perolizados muito femininos,
Bochechas
Corais puxados para o rosa e laranjas claros adicionam “calor” à face. Por a pele ser tão clara, os tons rosados que não funcionam nas peles Oliva mais escuras, trazem um tom de saúde à face. A maioria dos bronzers, incluindo os que tem cintilância, funcionam bem em peles Oliva Claras. Para iluminar as maças do rosto, opte por pêssego claro ou tons dourados.
Lábios
A maioria das cores quentes ficam lindas, como coral e rosas puxados para o pêssego, assim como os tons de framboesa, ameixa e marrom. Escolha sub tom alaranjado ao invés de azul.
Face
1. A base deve ser pelo menos 95% amarela com muito pouco rosa. Não use nada mais escuro que seu tom natural de pele
2. Tenha certeza que o corretivo é “quente”o bastante para o seu tom de pele. Fique longe de iluminadores rosados e opte por um que tenha base amarela.
3. Se a sua pele é bem clara, o pó translúcido pode até dar certo, mas se sua pele for um pouco mais escura, tenha certeza que o pó seja amarelado.

Pele Oliva Escuro 

A pele típica dos países mediterrâneos, América do Sul e parte da Ásia, a pele Oliva Escuro tem um tom amarelo profundo. Ela bronzeia muito fácil no sol e permanece bronzeado mais tempo do que as peles claras. Mas isso não significa que você deva negligenciar a proteção solar – FPS – ainda deve ser uma parte importante da sua rotina de cuidados, para proteger sua pele e adiar os sinais da idade. Em geral cores ricas, profundas e quentes funcionam bem para você – tons mais claros que o seu tom de pele vão te deixar apagada e pálida. Celebridades com pele Oliva Escuro incluem Eva Longoria, Freida Pinto, Penélope Cruz.

Olhos
Para um look diurno bem natural, escolha dourados quentes, pêssego ou verde oliva. Para mais drama, use roxos escuros, ameixas e verdes, ou dourados e marrons vivos. Fique longe de cores frias, especialmente prata e azul claro.
Bochechas
Pêssegos rosados e laranjas adicionam um rubor “quente”, enquanto ameixas claros e marrons também ficam muito bonitos. Bronzers funcionam bem para você – desde dourados quentes até terracotas – incluindo os de acabamento shimmer. Pra os iluminadores, opte por tons dourados.
Lábios
Cores escuras e quentes funcionam bem nos seus lábios, enquanto cores pálidas vão te dar uma aparência “lavada”. Tons de vermelhos profundos, laranja, coral, dourado e marrom ficam maravilhosos, enquanto o fúcsia fica dramático e impressiona.
Pele
1. Sua pele provavelmente é bem uniforme, então você não precisará de muita cobertura. Hidratantes com pigmentação (cor de base) funcionaram bem em peles Oliva Escuro, para mais cobertura, opte por bases com tom amarelo.
2. Peles Oliva Escuro podem ser propensas à oleosidade e acne, então use um corretivo de tom amarelado para cobrir as imperfeições.
3. Se sua pele tende a “brilhar”, use um pó amarelado bem fino.

Pele Escura 

Pele negra pode ter tanto um sub tom vermelho ou oliva. Se a sua pele tem tons Oliva, escolha cores ricas e quentes para ressaltar o contorno dourado. Se você tem sub tons vermelhos, uma paleta mais fria será mais apropriada. Em geral, quanto mais escura sua pele, mas escuras e dramáticas são as cores que você pode usar nos seus olhos, bochechas e lábios. Porém lembre-se de reforçar os olhos ou a boca, mas não os dois juntos. Celebridades com pele escura incluem Halle Berry, Michelle Obama e Naomi Campbell.

Olhos
Se você tem pele escura, opte por tons de bronze, laranja queimado, verde esmeralda, safira e ameixa. Se sua pele tem um tom caramelo mais claro, use verde oliva, dourado, caramelo e ameixa claro. Acabamentos shimmer e metálicos ficam muito bonitos para looks noturnos.
Bochechas
Se seu tom de pele é frio, cores escuras de ameixa e rosados vão ficar lindos. Tons de damasco e bronze caem muito bem em peles de sub tom quentes, enquanto os iluminadores dourados vão enfatizar o sub tom dourado.
Lábios
A maioria das cores escurars vão funcionar bem nos seus lábios, especialmente framboesa, rosa, bronze, terracota, café e damasco escuro. Texturas brilhantes e douradas acrescentam glamour estantâneamente.
Pele
1. Se você tem vermelho no seu tom de pele, escolha uma base com fundo vermelho. Se sua pele contém tom oliva, opte por uma base de sub tom ocre.
2. Para esconder veias vermelhas ou imperfeições, use um corretivo de tom oliva, para neutralizar as olheiras azuladas escolha um corretivo com tom vermelho. Para encontrar corretivos do tom exato da sua pele, use a mesma regra da base.
3. Para prevenir uma aparência “cinzenta”, escolha um pó ultra-fino em uma cor escura que combina com o sub tom da sua pele.

Retirado e adaptado de Like a Lady Make up Alooza e Make Up Master Class 






Espero que tenha sido útil ;)

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...